segunda-feira, 9 de junho de 2008

METALLICA - the last boy scout report

A reportagem/crónica é obrigatória.
A ML esteve lá, no entanto o dia dos metaleiros no Rock in Rio tem de ser aqui reportado por um amante leal do metal lol assim sendo mais sincero que isto é impossível, é com muita honra que vos deixo o relato do único 'Escuta' que conheço apreciador deste género musical:

''Parece que os Metallica definitivamente colocaram Portugal nos países obrigatórios de visitar, a cada tournée que fazem pela Europa. Diga-se de passagem que não é de estranhar tal opção porque o público português, não querendo cair na repetição, é sem dúvida alguma o melhor público do mundo…
Esta foi a 3ª vez que o quarteto de São Francisco nos fez uma visita, em 4 anos e a 6ª vez em 15 anos. Isto diz bem da importância de Portugal no panorama musical actual.
Qualquer que seja a promotora de um concerto deste tipo sabe, à partida, que está garantido o sucesso pois os Metallica são uma banda muito sólida e com muitos Kms de estrada, percorridos durante estes 27 anos de carreira.
Passando à análise do concerto propriamente dito, a set list não foi tão “Old School” como no concerto do ano passado no SBSR que foi um verdadeiro hino aos fãs do metal puro e duro dos Metallica. A opção por tocarem temas dos álbuns Load e Reload não me parecem muito acertadas pois quebram um pouco a toada do concerto, ao contrário de Damage Inc. do álbum Master of Puppets que foi uma agradável surpresa. O espaço da Bela Vista provou uma vez mais ser “O” espaço de eleição para concertos de recinto aberto em Portugal. Ficou a curiosidade sobre o novo trabalho que irá sair em Setembro próximo e que é, segundo Lars, a ligação que faltava entra os álbuns …And Justice for All e Black Album. Iremos portanto aguardar com ansiedade…
Quanto às restantes bandas, penso que Moonspell já merece um concerto antes da banda cabeça de cartaz e não quando o Sol ainda bate forte na face do Fernando Ribeiro. Penso que é urgente rever esta política no RIR de colocar os portugueses sempre a abrir cartaz para os outros.
Apocalyptica é uma banda diferente e dá um concerto bastante agradável, no entanto, não consegue superar a ausência da voz, o que faz com que fiquemos sempre com aquela sensação de que falta qualquer coisa ali…
Machine Head é uma grande banda e talvez mereça também ela um concerto em nome próprio pois ficou a sensação de que se estenderam demais, cansando bastante a plateia para o concerto seguinte. Doses massivas de riffs fizeram as delícias dos presentes…
Mais um dia gravado na memória dos que partilharam tão grandioso momento…''SMateus

Sem comentários: