sexta-feira, 16 de maio de 2008

"Mãe um cego é um invisível ?"



O meu Jonas está na idade dos 'Porquês'.
Giro para quem tá de fora mas, confesso que às vezes ficamos sem capacidade de resposta tal é a quantidade de 'porquês' numa só interrogação.
Ontem à hora do noticiário não consegui evitar que ele se apercebesse da desgraça que paira em Sichuan, na China com o -"Mãe o que é um Sismo?"
Lá lhe expliquei que é um fenómeno que faz a terra abanar e que podem acontecer desgraças...blablabla e claro, lá se seguiram -"O que é um fenómeno??O que são desgraças??..."e continuou o périplo das explicações.
Ao que ele me questiona -"...mas mãe se a terra abanar como é que depois nós vemos televisão?!"
Remeti o assunto para o Pai!
À pouco quando o fui buscar à escola como de costume, perguntei-lhe como lhe correu o dia, sabendo de antemão que tinham lido um livro sobre pessoas com deficiência e que ele na segunda-feira tem que levar resposta sobre o tema.
Falámos sobre o assunto, dissecámos uma vez mais alguns sinónimos, substantivos, verbos, etc até chegarmos aos cegos, ao que o meu filho me diz: - "Mãe um cego é um invisível."
Sorri e respondi:-"Tens toda a razão filho às vezes, aos olhos da sociedade os cegos são pessoas Invisíveis, não existem, mas amor, é Invisual que se diz...."o resto vou remeter para o Pai, caso o João também não consiga, a 'bola' passa para a Educadora, na Segunda!

2 comentários:

Party Girl disse...

oh God... também já passei por essa fase... e como dizes é sem dúvida desgastante... às vezes explicar uma coisa simples aos nossos olhos, é super-difícil... até porque, muitas vezes, os sinónimos que arranjamos também são sempre indagados... O queé um morango? É uma fruta vermelha com grainhas... E o que é uma fruta vermelha? Aiiiiiiiiiiiii...

Anónimo disse...

Nem quero pensar no que me espera...
O meu vem a caminho... quando chegar a altura dos porquês... chuto p canto... hehehe

boa sorte com as respostas às perguntas inesperadas!!