sexta-feira, 10 de outubro de 2008

como funciona o mercado de acções lol


Estava-se no Outono e, os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo Chefe se o Inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave.

Tratando-se de um Chefe índio mas da era moderna, ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo,no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim senhor, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um Inverno frio.
Mas como também era um lider prático e preocupado, alguns dias depois teve uma ideia.
Dirigiu-se à cabine telefónica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: 'O próximo Inverno vai ser frio?'-'Parece que na realidade este Inverno vai ser mesmo frio' respondeu o meteorologista de serviço.
O Chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha.
Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: 'Vai ser um Inverno muito frio?' 'Sim,' responderam novamente do outro lado, 'O Inverno vai ser mesmo muito frio'.
Mais uma vez o Chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas.
Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional: 'Vocês têm a certeza que este Inverno vai ser mesmo muito frio?' 'Absolutamente' respondeu o homem 'Vai ser um dos Invernos mais frios de sempre.
''Como podem ter tanto a certeza?' perguntou o Chefe.
O meteorologista respondeu 'Os índios estão a aprovisionar lenha que parecem uns doidos.'
É assim que funciona o mercado de acções.

Graci SM ;)

1 comentário:

Anónimo disse...

O mercado de acções II

um amigo ensinou-me esta que também está lá !

'A macacada em que estamos envolvidos.'

Hoje apresento uma história que não é minha. Recebi por email, como todos recebemos tanta coisa. Achei que era da maior pertinência, partilhar convosco. Acredito que efectivamente não há falta de arroz, trigo, milho e petróleo. Há é uma história que anda a ser mal contada e que, seguramente, vai acabar mal. Infelizmente, vai acabar mal para todos. E mais rápido do que poderemos suspeitar. Leiam e percebam, tal como eu fiz.

Manuel Pereira

'Uma vez, num lugarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por 10,00 Euros cada. Os aldeões sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos macacos. O homem comprou centenas de macacos a 10,00Euros e então os aldeões diminuíram seu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria 20,00Euros por cada macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamente à caça. Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeões foram desistindo da busca. A oferta aumentou para 25,00Euros e a quantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça. O homem então anunciou que agora compraria cada macaco por 50,00Euros. Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria o seu assistente cuidando da compra dos macacos. Na ausência do homem, o assistente disse aos aldeões: 'Olhem todos estes macacos na jaula que o homem comprou. Eu posso vender-vos por 35,00Euros e, quando o homem voltar da cidade, vocês podem vender-lhe por 50,00Euros cada.' Os aldeões, espertos, pegaram nas suas economias e compraram todos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou o seu assistente, somente macacos por todos os lados ... Agora percebemos como funcionam os mercados financeiros.'